O Portal do Geólogo
03/05/2024 19:57:21

A cegueira  política não conhece fronteiras: Códigos Minerais de Quebec e do Brasil criam problemas com indígenas e mineradores



Publicado em: 10/12/2013 11:39:00

Nós não estamos sós quando o assunto é cegueira política. Infelizmente dividimos as nossas mazelas com países do terceiro mundo como a Bolívia e, também, ocasionalmente, com os do primeiro mundo como o Canadá.
Em Quebec o código atual permite ao minerador entrar e lavrar sem consultar as comunidades indígenas. No entanto, o novo código mineral, ainda em debate,  modifica o dispositivo anterior obrigando os mineradores a consultar as comunidades “se for necessário”. É um texto vago e dá margem a interpretações.  
Aqui no Brasil o novo Código está repleto de textos que permitem as mais variadas interpretações e que concedem ao Governo um imenso poder.
Em Quebec o texto está em debate e as principais comunidades indígenas não o estão endossando. Elas  querem ser consultadas antes de qualquer trabalho de exploração, assim que a empresa requerer uma área em seus territórios.
Usando uma tática política clássica o Governo de Quebec encerrou os debates tentando, desta forma, aprovar o código sem dar oportunidade à oposição.
O mesmo vem sendo tentado pelo Governo Brasileiro nestes últimos anos em relação ao novo Código Mineral: aprovar sem debater.
Em Quebec as comunidades indígenas enfurecidas ameaçam recorrer aos tribunais para que o texto seja ampliado.
Aqui os mineradores tiveram que recorrer à justiça para terem suas concessões minerais, paralisadas pelo DNPM, liberadas. Apesar do esforço contrário, no Brasil, o debate já começou e assim que o Governo percebeu que poderá ser vencido no voto do Congresso, mudou de tática e adiou a aprovação do novo  código substitutivo para 2014...
A reflexão que podemos fazer nos leva de volta à máxima: cada povo tem o Governo que merece.
No ano que vem poderemos nos redimir no voto. Pense nisso.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


editoriais geologia polemicos vocesabia    1968

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi